Numa destas tardes decidi passear junto ao Tejo, na zona do Cais da Rocha. No regresso a casa fui pela Rua Santos-o-Velho e, estafado, acabei por render-me à pequena esplanada do Lenita. Tinha o jornal comigo e juntei um cafézinho e um pastel de nata para aconchegar o estômago. Passei ali uma boa horita a ler e a ver a movimentação da rua, típica de um bairro da capital. Percebi que têm uma boa variedade de pastelaria e vi sair uma tosta para uma mesa ao lado que me parecia apetitosa. Não tive possibilidade de voltar para experimentar outras coisas mas quero fazê-lo…
Mónica C.
Classificação do local: 4 Lisbon, Portugal
A Lenita faz-me recuar no tempo, desde adolescente que aqui venho, lambuzar-me com os bolos que não como por causa das calorias. Mas temos sempre o dia da asneira, certo? De beleza nada tem, de extraordinário também não! Tem a simpatia dos empregados que me conhecem há muitos anos e a qualidade da pastelaria e dos bolos sortidos que se mantém! É a Pastelaria/Café de Bairro que eu tanto gosto pela simplicidade! Os preços também se têm mantido e não é das Pastelarias mais caras que conheço, pelo contrário, é bastante acessível. Os salgados também são muito bons e é aqui que venho quando me apetece matar saudades de Santos, onde vivi durante tantos e tantos anos. Para mim tem apenas um defeito, por vezes o ambiente não é dos melhores.
Ana C.
Classificação do local: 4 Lisbon, Portugal
A Lenita é o típico café e pastelaria de bairro onde toda a gente se conhece e os clientes ao fim de algum tempo são tratados pelo nome. Gosto de sítios assim onde a cada visita somos recebidos com uma festa. Aos domingos de manhã é ver o café cheio de gente que se vai cumprimentando e partilhando mesas, que o espaço é apertado, o que dá um ar de grande familiaridade. A casa tem fabrico próprio e as vitrines estão cheias de bolos, salgados e biscoitos que arruínam a mais bem intencionada das dietas. Os meus doces favoritos são os croissants(simples ou com amêndoas), os pastéis de nata e os húngaros. Mas dos que eu gosto mesmo aqui são as torradas. Daquelas à moda antiga, em fatias grossas de pão de forma, bem barradas com manteiga de boa qualidade, que nos deixam os lábios com gloss! Nham, nham, nham! Um pequeno-almoço aqui é tipo brunch, mas menos fashion e muito mais económico. Uma bela tosta mista, um sumo de laranja, um café e(se houver espaço) uma nata fica por uns 6 euros e só se volta a ter fome umas boas horas depois. Eu também sou fã dos pequenos almoços e lanches todas catitas, com scones, cupcakes e torradas em pão de sementes com manteigas ou compotas biológicas e patatipatata… mas às vezes o que apetece mesmo é algo simples, genuíno e nem por isso menos saboroso.