É curioso, resido em Campo de Ourique desde sempre. Recordo-me dos meus tempos de infância, em que me dirigia para a escola primária, e que passava por aquele pequeno prédio que no piso térreo tinha aquele restaurante com um telheiro. Os anos passaram, tornei-me adulto, e continuava a passar à frente do mesmo telheiro, onde dificilmente se vislumbrava o interior. Estou a falar, justamente, do Trempe. O nome, já de si, me despertava a curiosidade. Teimosamente, durante muitos e muitos anos, resisti a entrar. A semana passada, acompanhado de uma pessoa amiga, por fim lá me decidi a entrar. O restaurante fica situado mesmo em frente à Casa Fernando Pessoa. Apresenta uma cozinha com sabores tradicionais portugueses, com clara conotação alentejana. O ambiente é acolhedor e a decoração rústica com a cozinha à vista. Vamos ao que interessa. Pedimos um Caldo de Cação como entrada. Interessante mas não extraordinário. Acompanhámos a refeição com um tinto alentejano. A carta é ampla e com boas alternativas. Vieram os pratos principais: Bacalhau à lagareiro e Lombinhos de porco com coentros, que dividimos em partes iguais, com mais dois pratos que gentilmente nos facultaram. A experiência foi muito agradável, nomeadamente o bacalhau, confeccionado com maestria. Mas o ponto alto, foram as sobremesas: Sericaia e Encharcada. Aí sim, fiquei rendido :) Duas obras-primas em forma de doçaria. Bom, ao final de muitos anos, lá matei a curiosidade e conheci o Trempe. Só posso falar bem, da comida, e da simpatia dos proprietários, bons alentejanos de gema. Sim, posso afirmar que voltarei. Não espere que seja um restaurante económico. Não o é, de todo. Mas vale a pena esta incursão pela comida tradicional Portuguesa.
Vânia C.
Classificação do local: 5 Lisbon, Portugal
A verdadeira casinha pitoresca alentejana tem morada em Campo de Ourique e é um restaurante dos bons. Chama-se Trempe e tem um mini telheiro à entrada, virado para uma encantadora esplanada, e o rebordo das janelas e portas pintados com uma lista de amarelo torrado. Não sei se já veio aqui muita gente do Alentejo mas, certamente, que quem veio se sentiu totalmente em casa. O interior não fica atrás. É uma verdadeira cozinha alentejana, com sabores autênticos a serem servidos nos pratos. Toucinho do céu, entrecosto na grelha e caldo de cação são alguns dos pratos aqui servidos. Eu provei antes os secretos de porco preto, que é uma coisa que não resisto e que, felizmente, não me desapontaram nada. Paguei cerca de 20 euros por tudo: entradas, prato, uma garrafa de vinho da região e sobremesa. Convém marcar reserva pois parece ser muito concorrido, pelo menos estava, desta vez que eu lá fui.
Maria M.
Classificação do local: 4 Lisbon, Portugal
É um restaurante pequeno onde na verdade se come muito bem. Adoro o arroz de polvo e o bacalhau á lagareiro e para sobremesa… sem qualquer duvida, uma sericaia. Convém reservar mesa pois a sala não é grande. O atendimento é bastante bom e o serviço, principalmente ao almoço, é bastante rápido. A nível de preços, o menu do almoço é bastante acessível mas ao jantar aí sim, dependendo da escolha do vinho(que por sinal tem uma carta ótima) já pode pesar um pouco mais. No entanto é sem duvida um restaurante que recomendo.
Nuno M.
Classificação do local: 4 Lisbon, Portugal
Restaurante d e comida tipica alentejana, Espaço pequeno e recatado e de ambiente familiar. Nos dias de calor pode usufruir de mesa na pequena esplanada. A comida é bem confecionda e tem um bom serviço e atendimento simpático. Boa selecção de vinhos nacionais. Para além da comida tipica alentejana temos também ao nosso dispor peixe fresco e, na altura da sardinha, rodizio de sardinhas, quentinhas e boas! A minha preferencia são os pratos tradicionais alentejanos ricamente temperados com oregãos, alho… recomendo os secretos acompanhados de esparregado(daquele verdadeiro). Para sobremesa que tal uma encharcada? Está aprovadíssimo! Os sabores transportam-nos para o verdadeiro alentejo…