3 avaliações para Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico
Não exige registro
Liz V.
Classificação do local: 4 Lisbon, Portugal
Apesar da localização não ser má, passa um pouco despercebido ali na Rua da Palma, no meio de tanta loja. Com uma entrada modesta, o arquivo esconde exposições que todos deveríamos ver, pois muitas delas estão relacionadas com a memória histórica de Lisboa e de espaços desta cidade. A par com estas exposições mais«documentais», estão outras de artistas que trabalham com o meio fotográfico. Tive a oportunidade de ver materiais fotográficos fabulosos aqui e exposições de grande interesse, como por exemplo uma das exposições que integrou o LisboaPhoto ou a exposição do José Luís Neto.
Manuela P.
Classificação do local: 5 Lisbon, Portugal
A última vez que fui ao Arquivo Fotográfico de Lisboa foi para visitar a exposição de fotografia de Luís Pavão, com retratos de pessoas que vivem num albergue nocturno de Lisboa, no âmbito do Festival Todos. A exposição, gratuita, era magnífica, tendo o fotógrafo conseguido exprimir emoções e sentimentos através dos rostos de cada uma daquelas pessoas, algumas com um ar de esperança, outras com um ar de solidão e outros com ar de orgulho. Esta exposição estava na sala principal, e achei curioso que mal se entrava, antes de se poder ver as outras fotos, via-se a foto de uma senhora, a única entre várias fotos de homens, e que vim depois a saber que é a única senhora que lá vive e que é a cozinheira da casa. Ao longo do ano vão sendo exibidas diferentes exposições, e é um daqueles locais onde gosto de ir regularmente ver o que está exposto.
Sónia R.
Classificação do local: 4 Lisbon, Portugal
Já andava para visitar o Arquivo Fotográfico faz tempo, até que fui ver a exposição «Ana Maria Holstein Beck Álbuns de Família». O Arquivo está dividido em vários espaços, com uma sala de exposição no piso inferior e um corredor com vitrinas onde podemos ver imagens antigas de Lisboa e algumas máquinas fotográficas de outros tempos. No piso superior há outra sala de exposição e uma sala de leitura e consulta, onde os interessados podem consultar o arquivo, mediante marcação. O Arquivo Fotográfico foi criado em 1942 e possui um acervo fotográfico(positivos e negativos) de Lisboa dos séculos XIX e XX.