Em tempos vivi no Bairro de São Miguel e, durante este período, descobri o bar Old Vic. Foi um acaso. Era um final de tarde e eu dirigia-me, distraidamente, até à Avenida da Roma, até que uma porta, diferente das restantes, me desperta a atenção. Percebi que era um bar e toquei à campainha para conhecê-lo. Foi assim que entrei, pela primeira vez, no mundo do Old Vic. Um espaço de decoração vitoriana, com madeira escura predominante, sofás com os estofos de veludo vermelho, tudo tão discreto e tão sumptoso ao mesmo tempo. Faz mesmo lembrar os teatros antigos europeus. Com esta pomposidade toda, é normal que os preços sejam um pouco acima da média, mas assim é este espaço: de ambiente acima da média. Discreto. Secreto.
Vasco A.
Classificação do local: 3 Lisboa, Portugal
Um pequeno bar em estilo de gentlemen’s club, entra-se numa passagem por entre os prédios, por uma porta com um toldo art-déco. A primeira coisa que se vê é o bar e seu respectivo barman, vestido a rigor, um bar à antiga de madeira escura. Logo a seguir entra-se na sala onde os bancos são corridos dois a dois e de costas altas, o que dá logo uma privacidade e enfatiza o ambiente noir dos anos 20, arriscaria eu. O candeeiro a meia luz pregado a cada uma da meia dúzia de mesas é a única luz e o empregado serve-nos com deferência, um sítio, tavez, para encontrar uma femme fatal ainda a preto e branco com as pernas da Marlene Dietrich, a pedir que lhe acendam o cigarro, já que aqui se pode fumar. Servem jantares, bifes com molhos principalmente, o que pode ser uma boa aposta num segundo ou terceiro encontro. Agora as coisas más, uma televisão plasma gigante estragou o ambiente para mim e os preços é inevitável falar neles. As molas do meu banco foram um dia para baixo e nunca mais voltaram, para além que dizer que o tecido estava puído seria um eufemismo. Se não me falha a memória um café custa algo à volta dos 4 €, e como o meu coração parou um bocadinho quando viu a ementa não sei já bem dizer o preço do resto, mas que sirva como indicador.
Ana O.
Classificação do local: 4 Lisbon, Portugal
É um bar à porta fechada que pode passar despercebido mesmo a quem frequenta a zona. A entrada é lateral, num corredor estreito meio escondido. O famoso teatro inglês deu-lhe o nome e o ambiente é esse mesmo: o de um pub inglês. Decoração caricata, com louças desemparelhadas, ambiente relaxado, calmo e descontraído. Um sítio onde se está à vontade e até tarde. Eu bebi um chá e senti-me nas terras de Sua Magestade.